sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Agência de Notícias- Conceito

Edilardia Idalgo, 15 de fevereiro


A Wikipédia conceitua Agência de notícias ou agência noticiosa como uma empresa jornalística especializada em difundir informações e notícias diretamente das fontes para os veículos de comunicação

 O artigo Contribuições do Jornalismo de Agências para o Webjornalismo de Gabriella Calaça fala que a primeira agência de notícias foi criada por Charles Havas, em 1832. Luccianni cita Marques (2005) que explica que esta agência funcionava como um bureau de imprensa traduzindo informações publicadas nos jornais franceses e estrangeiros.
Em 1835 a empresa transformou seus informantes em repórteres e passou a distribuir aos jornais notícias sobre diplomacia, finanças e política.

 Surgia daí o conceito de agências de notícias, explicado por Amaral (2001:64). Os veículos de comunicação social vendem notícias a varejo. Suas fontes normais de abastecimento são os repórteres, os correspondentes, os enviados especiais, as sucursais, e as agências nacionais e internacionais de notícias que fornecem informações por atacado, constituindo- se nas grandes provedoras dos jornais, revistas, emissoras de rádio e de tv em todo o mundo.

No Brasil, Marques (2005) assinala que as agências de notícias são classificadas como agências regionais de informações. De acordo com a pesquisadora, as agências do país transformaram-se em fonte de negócios para os grupos de comunicação brasileiros já existentes, produzindo notícias para distribuição a todos os veículos ligados ao grupo empresarial a que pertenciam como estratégia de racionalização do trabalho e de redução de custos.

2 comentários: